sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto criança escrevendo histórias!

Eu e a professora Rita, em parceria desenvolvemos o Projeto "Criança escrevendo histórias!
É uma turma de 3º ano. São alunos pequenos, com idades entre 7 e 8 anos, que como qualquer outra criança, precisam ser incentivados a escrever, para desenvolver esta prática de forma prazerosa.
Na sala de aula a professora pediu que os alunos fizessem o desenho que quisessem, em seguida ela pediu que escrevessem sobre o que haviam desenhado. Depois eles foram para o Laboratório de Informática digitar suas histórias e fazer os desenhos no Paint.
Conversando com a professora da turma, ela me disse que deixa os alunos escreverem livremente e não faz correções, a fim de que os mesmos não sintam-se inibidos e com medo de errar ao escrever.

Objetivo: Desenvolver o gosto pela escrita através de histórias criativas, partindo do seu próprio desenho.
Justificativa: É comum alunos não gostarem de ler e escrever. Encontramos crianças que parece não saberem escrever, falta imaginação e clareza de idéias.
É importante o professor oportunizar a seus alunos muita leitura prazerosa e escrita sem cobrança, principalmente nas séries iniciais, para que o aluno não tenha medo de escrever. Ele deve se sentir livre para expôr o que pensa. Acreditamos que dessa forma o aluno terá mais facilidade e prazer ao escrever.
Avaliação: A avaliação será feita através da observação do interesse do aluno na realização das atividades propostas.

Aqui eu coloquei algumas das historinhas e desenhos feitos pelos alunos do 3º ano da professora Rita.

As meninas teimosas

No dia de chuva as meninas teimosas queriam brincar só que a mãe delas não deixou e elas foram escondidas da mãe no domingo brincar na pracinha com as bonecas de pano.

Carina Miriã Pereira da Rosa


As melhores amigas

As amigas sempre estão correndo e também brincando juntas.
Como eu e muito mais, até as borboletas brincam juntas é muito legal ter umas amigas, também é legal ter novas amigas. Bem esta historia eu tenho guardada no meu coração.

Maiara




Era uma vez uma menina


Era uma vez uma menina que morava numa floresta muito bonita, seu nome era Maiara, ela era uma menina muito educada e bonita, ela tinha duas amigas, elas se chamavam Marina e Larissa .
E elas ficavam sempre juntas, elas brincavam de boneca na sala da casa da Maiara.
Elas viveram felizes para sempre .

Marina




O aniversário de Marina


O aniversário de Marina é muito legal, tem bolo e tem muitos convidados e é uma festa bem legal. Na festa a gente sempre se diverte. Numa festa de aniversário também tem muito refri e muita alegria e muita felicidade e muitas crianças e muitas mães e muitos pais e muitos tios e foi muito legal a hora que a Marina apagou a vela do bolo da festa de aniversário. As crianças e os pais e as mães e os tios, todos eles ficaram bem felizes com a festa da Marina de aniversário e as crianças também ficaram bem felizes de ir na festa da Marina.

Cristian Santos de Andrade




A casa colorida
As pessoas passavam e diziam que casa bonita e colorida!
Um dia um monte de pessoas passaram e disseram que casa bonita!
Uma pessoa passou e perguntou se ele vendia.
Ele disse que não estava para vender.
A casa é bonita.
Todas as pessoas gostam de ver a casa.
As pessoas gostam mais do que um carro.

Gabriel Cham Silva da Luz


3 comentários:

  1. Rejane, fico feliz em participar dessa caminhada na construção do blog. Poder ver o trabalho do professor e do aluno é muito gratificante, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Rejane
    Que amor teu blog!!!!
    Amei!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Rejane! Que legal este projeto em parceria com a Rita, achei muito interessante! Parabéns!

    ResponderExcluir